De acordo com o Islã, é Satanás ou Deus quem governa o mundo?

De acordo com o Alcorão, Deus tem poder absoluto sobre todas as coisas.

RELIGIÃO

Centro Cultural Imam Hussein

11/20/20233 min ler

silhouette of trees during sunset
silhouette of trees during sunset

Satanás, como um ser criado, está sob o poder de Deus e só tem alguma capacidade de influenciar ou afetar as pessoas porque Deus permitiu isso para a duração deste mundo ou universo.

Deus deu a Satanás o livre arbítrio, assim como Deus deu o livre arbítrio aos seres humanos e outros gênios. (De acordo com a maioria dos exegetas muçulmanos, Satanás é um dos gênios, não um anjo ou anjo caído.) No entanto, esse livre arbítrio não é absoluto: embora sejamos responsáveis ​​por nossas decisões na vida futura e nos conduzamos ao céu ou ao inferno, nem sempre podemos fazer tudo o que queremos, pois às vezes o decreto / destino divino afeta o que acontece em nossas vidas. Portanto, ainda estamos sob o poder de Deus, mesmo que tenhamos livre arbítrio na forma como respondemos às questões que estão fadadas.

Portanto, Satanás não é um competidor igual a Deus e não há batalha cósmica entre o bem e o mal, mesmo que às vezes uma pessoa individual vá para frente e para trás em direção a Satanás. (No entanto, a ideia de uma batalha cósmica entre o bem e o mal é anterior ao Islã e, portanto, influenciou algumas culturas, e também parece fazer parte da psique humana, então você às vezes ouvirá muçulmanos enquadrando coisas assim. Mas isso não é teologicamente correto de acordo com o Alcorão.) Algumas referências bíblicas do Alcorão: Satanás não tem poder sobre os fiéis que buscam refúgio em seu Senhor (16:22).

No Dia do Julgamento, Satanás dirá às pessoas: "Deus fez promessas que eram verdadeiras e eu fiz promessas a você que não cumpri. Não tinha autoridade sobre você, exceto que chamei você e você me obedeceu. Portanto, não culpe-me; culpe a si mesmo. Não posso ajudá-lo agora, e você não pode me ajudar agora. (14:22) A história de quando Adão foi criado, Deus ordenou a Satanás que se curvasse a ele. Satanás se recusa e Deus o expulsa dos reinos celestiais. Satanás jura desencaminhar a humanidade, então Deus permite que ele faça isso enquanto durar este mundo ou universo, após o qual Satanás e aqueles que escolherem obedecê-lo entrarão no inferno. (7: 11-7: 18, e em outras partes do Alcorão) O poder de Satanás é sussurrar e iludir. (4: 120) As conspirações de Satanás são fracas. (4:76) As pessoas escolhem por sua própria vontade obedecer (e, portanto, adorar, visto que a obediência é considerada uma forma de adoração) a Satanás e são responsabilizados por isso. (36: 59-63) Essas seções do Alcorão podem ser lidas posteriormente em quran.al-islam.org ou em outros sites, caso não haja uma cópia impressa do Alcorão.

No entanto, na medida em que o poder de Satanás neste mundo entre a humanidade é proporcional a quantas pessoas escolhem apoiá-lo, segui-lo ou obedecê-lo, pode-se dizer que, em algum grau, o poder de Satanás depende das escolhas das pessoas. Isso é semelhante a um país que tem um presidente que tem plena autoridade para exercer sua vontade (por exemplo, uma força militar e policial que fará o que ele diz), mas onde o povo segue o que diz um influenciador social.

Ele pode permitir isso e ser a autoridade final, e pode desligar o influenciador se quiser, mas, na prática, o influenciador da mídia social está afirmando alguma autoridade devido à escolha das pessoas. Portanto, desse ângulo, pode-se dizer que às vezes a influência de Satanás é maior ou menor, dependendo de onde se está, em que época se vive, etc. Certamente, houve muito mal no mundo no século 20, no entanto , também é bem possível que Satanás não esteja por trás disso e esteja simplesmente ali sorrindo e rindo enquanto os próprios seres humanos bagunçam as coisas. Parte disso é aparentemente também devido à escolha humana, especialmente o afastamento do divino e do sagrado em algumas ideologias fortemente seculares;

o Alcorão diz: "Eles se esqueceram de Deus, então Deus os esqueceu". (8:67) As pessoas podem fazer isso com ou sem Satanás. Ainda assim, o Alcorão diz: Se não fosse pela graça e misericórdia de Deus Alá sobre você, você teria seguido Satanás, exceto alguns de vocês (4:83). Portanto, isso reitera a ideia de que Deus é a autoridade suprema, não Satanás. Também gosto de pensar que, apesar dos males do mundo, a maioria das pessoas tem um coração bom e deseja que as coisas dêem certo; estamos apenas passando por um momento difícil.