7 EQUÍVOCOS SOBRE OS MUÇULMANOS XIITAS

O mundo me marca como terrorista, então recorro à minha ummah em busca de apoio. A ummah está consumida por divisões, fraca demais para se manter de pé. Mas não são as palavras sujas do estranho que deixam uma marca em mim; é a minha ummah, que me expulsou e me chamou de kafir porque as pessoas no poder discordam que eu seja muçulmano, muito menos um membro valioso de nossa ummah.

RELIGIÃOATUALIDADE

MARIUM NAQVI

2/9/20249 min ler

Na minha primeira semana no ensino médio, encontrei uma garota muçulmana em minha classe. Dominado pela empolgação e pela ideia de solidariedade em meio a um redemoinho de islamafobia, imediatamente quis fazer amizade com ela. Mas se a amizade fosse o objetivo, suponho que não deveria ter mencionado que era xiita.

Lembro dela dizendo: “Não, você é diferente. Eu sigo meu Profeta Muhammad (saw). Isso faz parte da minha religião. Eu não sei sobre você. Minha boca gaguejou e meu coração congelou, a confusão tornando-me incapaz de formar uma resposta.

Durante séculos, os muçulmanos xiitas foram perseguidos devido às suas crenças. A propaganda anti-xiita contribuiu para essa perseguição e tem sido desenfreada ao longo da história. Vou esclarecer alguns equívocos significativos sobre os muçulmanos xiitas neste artigo. Inshā`llāh, espero que meus esforços contribuam para a unidade da ummah, conforme ordenado no Alcorão (3:103).

“E segurem firmemente a corda de Allāh todos juntos e não se dividam.”

ESCLARECENDO 7 EQUÍVOCOS SOBRE OS MUÇULMANOS XIITAS

1. “OS XIITAS NÃO FAZEM AS CINCO ORAÇÕES DIÁRIAS.”

Nós fazemos! Esse equívoco surge porque os xiitas costumam combinar suas cinco orações em três momentos diários de oração. O raciocínio é retirado do Alcorão Sagrado e da Sunnah de nosso Sagrado Profeta (saw).

A partir do seguinte versículo do Alcorão (17:78), os xiitas interpretaram três momentos principais de oração:

“Faça a oração na hora do sol poente até a escuridão da noite e a recitação da manhã ; pois, de fato, a recitação matinal é testemunhada.

Portanto, os xiitas combinam zuhr e asr ao meio-dia e maghrib e isha à noite. Através de vários Hadith autênticos, os xiitas identificaram que o Sagrado Profeta (saw) também combinava suas orações mesmo quando não estava viajando.

Ibn Abbas narra : “O Mensageiro de Allah (que a paz esteja com ele) observou as orações do meio-dia e da tarde juntas, e o pôr do sol e as orações de Isha juntas sem estar em estado de medo ou em estado de jornada.”

Alguém perguntou a Ibn Abbas por que o Profeta (saw) combinava orações, e ele respondeu: “Ele queria que sua ummah não fosse submetida a dificuldades (desnecessárias).”

Os muçulmanos xiitas não combinam o Salat por preguiça ou descuido. Fazemos isso porque aprendemos com o Profeta (saw) que é benéfico para a conveniência da ummah e torna mais fácil para as pessoas.

Os muçulmanos xiitas não combinam o Salat por preguiça ou descuido. Fazemos isso porque aprendemos com o Profeta (saw) que é benéfico para a conveniência da ummah e torna mais fácil para as pessoas, especialmente aquelas que vivem em uma sociedade de ritmo acelerado, completar todas as suas cinco orações consistentemente. Lembre-se de que nos foi dito que nossa religião deve ser fácil.

No entanto, vale a pena notar que alguns muçulmanos xiitas rezam as cinco orações separadamente e que dentro das escolas de pensamento de Maliki, Shafi'i e Hanbali, pode-se combinar orações sob certas circunstâncias.

2. “OS XIITAS REZAM PARA UMA ROCHA .”

Os comentários do TikTok recentemente rotularam os xiitas como “adoradores de biscoitos”. O biscoito/rocha em questão é um turbah, um pequeno pedaço de argila ou solo endurecido no qual os xiitas colocam a testa enquanto estão no sujud. Os xiitas não rezam para um objeto inanimado (astaghfirullah); em vez disso, adotamos esta prática da sunnah do Profeta Muhammad (saw).

Abu Huraira narrou que o Profeta (saw) disse: “A terra foi feita para mim um local de adoração e um meio de purificação . ”

A partir disso, os muçulmanos xiitas reconhecem que quando nos prostramos, não deve ser em algo artificial, mas em terra pura, como solo, folhas, etc. Muitos hadiths, como Bukhari e Abi Dawud , relatam o Profeta (saw) com uma marca em seu corpo. testa devido a prostrar-se na terra. Não é obrigatório colocar a testa em uma turbah, desde que a superfície seja natural.

Esses turbahs são mais comumente feitos do pó em Karbala, do túmulo do neto do Mensageiro de Allah, Imam al-Ḥusain (as). O solo de Karbala é conhecido por ter características únicas desde a época do Profeta (saw). Entre outros estudiosos, Ibn Hajar, Ibn Kathir e al-Dhahabi - conhecidos estudiosos da jurisprudência Shafi'i - registraram o seguinte hadith.

Umm Salama diz: Eu vi Husayn (a) sentado no colo de seu avô, o Profeta (s), que tinha um bloco vermelho de terra na mão. O Profeta (s) estava beijando o pó e chorando. Perguntei-lhe o que era aquele solo. O Profeta (s) disse: “Gabriel me informou que meu filho, este Husayn, será assassinado no Iraque. Ele trouxe esta terra para mim daquela terra. Estou chorando pelo sofrimento que recairá sobre meu Husayn.”

Então o Profeta (s) entregou o pó a Umm Salama e disse a ela: “Quando você vir este solo se transformar em sangue, você saberá que meu Husayn foi abatido.” Umm Salama manteve o solo em uma garrafa e vigiou-o até que ela viu no dia de Ashura, 10 de Muharram 61 AH, que se transformou em sangue. Então ela soube que Husayn bin Ali (a) havia sido martirizado.

Depois que Imam Husain (as) foi brutalmente martirizado, seu filho Imam Zayn-ul Abideen (as) pegou a poeira do campo de batalha de Karbala e a guardou. Não é obrigatório nos prostrarmos no solo de Karbala, mas é preferível, pois nossos imãs o fariam e encorajam seus seguidores a fazê-lo também.

3. “OS XIITAS TÊM UM ALCORÃO DIFERENTE .”

Este foi o que mais me surpreendeu. Talvez seja por causa de todos os anos de meus professores de Estudos Islâmicos enfiando em nossas cabeças que o Alcorão é um milagre porque nunca pode ser mudado e foi preservado por todos esses anos.

Os muçulmanos xiitas não têm um Alcorão diferente; nós compartilhamos o mesmo Alcorão que todos os outros muçulmanos.

Os muçulmanos xiitas não têm um Alcorão diferente; nós compartilhamos o mesmo Alcorão que todos os outros muçulmanos. Estabelecer que temos o mesmo Alcorão também deve esclarecer outros equívocos, como “os xiitas não acreditam no Tawhid” e/ou “os xiitas não jejuam no Ramadã”.

4. “O XIISMO FOI INICIADO POR UM JUDEU .”

Um dos equívocos mais criativos que encontrei é que durante o reinado do terceiro califa, um judeu chamado Abdullah Ibn Saba fingiu ser muçulmano e desenvolveu sua própria seita – o xiismo – para criar discórdia dentro da ummah.

Para começar, a definição literal da palavra xiita é “seguidor”. Allah (SWT) menciona a palavra duas vezes no Sagrado Alcorão, em referência aos seguidores do Profeta Ibrahim (as) e do Profeta Musa (as) (Alcorão, 37:83, 28:15). Os xiitas de hoje não são o produto do esquema de um homem mítico. Em vez disso, o termo foi cunhado pelo Profeta Muhammad (saw) em relação ao xiita de Ali Ibn Abi Talib (as).

Estudiosos de várias seitas registraram esses hadiths em seus livros. Hafiz Jalaluddin al-Suyuti, o respeitado estudioso egípcio, narra em seu tafsir do Alcorão - al-Durr al-Manthur - o seguinte relato de Jabir Ibn Abdullah Ansari: “Estávamos com o Sagrado Profeta quando Ali veio em nossa direção. O Sagrado Profeta disse: Ele e seu xiita obterão a salvação no Dia do Juízo.”

Esta narração é um exemplo; você pode ler outros hadith documentando o uso do Profeta Muhammad (saw) dos xiitas do Imam Ali em vários livros, incluindo os de Ibn Hajar, At-Tabarani e Nur ad-Din 'Ali ibn Alibakr al-Haythami.

5. “A ADORAÇÃO DOS XIITAS ALI IBN ABI TALIB (AS) .”

Como outros muçulmanos, os xiitas acreditam na Unicidade de Deus e na aceitação de Muhammad como Seu mensageiro. Portanto, não adoramos o Imam Ali (as) nem o consideramos um Profeta. Os muçulmanos xiitas são conhecidos por seu amor apaixonado pelo Ahlul Bayt e por sua crença de que o Imam Ali (as) foi o sucessor divinamente designado de nosso amado Profeta. Isso também é apoiado por um Tirmidhi Hadith .

De acordo com Sahih Muslim , o Profeta Muhammad nos instruiu a tomar o Ahlul Bayt como modelos de como incorporar o Alcorão e a sunnah do Profeta (saw).

Imam Ali (as) não é querido apenas pelos muçulmanos xiitas, mas por todos os muçulmanos. Ele desempenhou um papel fundamental na preservação do Islã, e seu alto status foi esclarecido por Allah (SWT) e pelo Profeta Muhammad (saw).

O seguinte é um hadith de Sahih al-Bukhari narrado por Salama:

O Profeta disse: “Eu darei a bandeira amanhã, ou amanhã a bandeira será tomada por um homem que é amado por Allah e Seu Apóstolo, e (Khaibar) será conquistado através dele, (com a ajuda de Allah)”. de nós esperava ter a bandeira, foi dito: “Aqui está ‘Ali” e o Profeta deu a ele a bandeira e Khaibar foi conquistado por ele (com a ajuda de Allah).”

Um hadith Tirmidhi relata o Profeta (saw) dizendo a Ali, “Você está para mim na posição que Harun estava para Musa…”

O Profeta (saw) também disse: “Ali é parte de mim e eu sou parte dele, e ninguém me representará exceto 'Ali.”

Conforme narrado por Ibn Abbas, o Mensageiro de Allah disse (Shazan 103), “Se todas as árvores fossem canetas, e todos os mares fossem tinta, e todos os Jinn fossem contadores, e todos os seres humanos fossem escritores, eles não seriam capazes contar as incríveis virtudes de Ali ibn Abi Talib.”

Os méritos de Ali (as) no hadith e no Alcorão são muito substanciais para eu condensar em um parágrafo. Vou deixar por aqui e encorajar o leitor a conduzir sua pesquisa sobre o homem que é conhecido como o portão para a cidade do conhecimento (Tirmidhi 3723) . Amar o Profeta (saw) é amar sua família, e amar sua família é amar o Profeta (saw). É extremamente doloroso para os xiitas quando somos falsamente acusados de shirk por causa de nosso valor para o Ahlul Bayt.

6. “OS XIITAS ACREDITAM QUE ALI DEVERIA SER O ÚLTIMO PROFETA .”

A extensão da propaganda nunca deixa de me surpreender. Os xiitas não acreditam que Jibrail foi acidentalmente ao Profeta Muhammad (saw) em vez de Ali. Como mencionado acima, acreditamos que Allah (SWT) enviou nosso amado Profeta Muhammad como seu mensageiro final. Este é um equívoco infundado, especialmente porque os xiitas seguem o Alcorão, que afirma claramente que Muhammad (saw) é o selo dos Profetas (Alcorão, 33:40).

7. “SEPULTURAS E SANTUÁRIOS DE ADORAÇÃO DOS XIITAS .”

Como os equívocos mencionados acima, este nasceu da ignorância, do ódio e da propaganda antixiita. Os muçulmanos xiitas não adoram nada nem ninguém além de Allah (SWT).

Muitas pessoas olharão para os xiitas visitando os santuários dos imãs e os atribuirão falsamente a cometer shirk.

Muçulmanos xiitas costumam realizar Ziyarat, uma peregrinação em que visitamos os túmulos da descendência do profeta Muhammad para enviar nossos Salaams a eles. Isso pode levar à confusão sobre por que estamos cumprimentando pessoas mortas.

No entanto, o Alcorão nos lembra que esses amados servos de Allah (SWT) não estão mortos: “E não diga sobre aqueles que são mortos no caminho de Allah: “Eles estão mortos”. Em vez disso, eles estão vivos, mas você não percebe [isso].” (2:154)

Entre os túmulos dos doze imãs da jurisprudência xiita Ja'fari, os mais visitados são Imam al Husain (neto do Profeta) enterrado em Karbala, Imam Ali (primo e genro do Profeta) em Najaf e Ali ibn Musa al-Rida (descendente do Profeta) em Mashhad, Irã.

É triste ter que esclarecer isso, mas quando visitamos esses locais sagrados e rezamos salat, enfrentamos a qibla, não os túmulos - e mais uma vez: não adore ninguém exceto Allah (SWT).

Embora sejam principalmente os xiitas que participam de Ziyarat, pessoas de todas as seitas e outras religiões também visitam os locais dessas personalidades reverenciadas.

Posso imaginar que essa prática não é familiar para muitos muçulmanos não xiitas, então recomendo o seguinte site para obter informações sobre por que visitamos os túmulos.

Chamar alguém de Kafir é uma acusação pesada, e encorajo todo muçulmano a se concentrar na unidade e não na divisão da ummah.

Chamar alguém de Kafir é uma acusação pesada, e encorajo todo muçulmano a se concentrar na unidade e não na divisão da ummah. Isso só pode ser alcançado por meio de respeito mútuo, aprendizado de mente aberta, discussão civil e direcionamento de perguntas a estudiosos confiáveis, em vez de espalhar propaganda.

Há muitos equívocos que não foram abordados neste artigo. Mas para as pessoas que usam esses rumores como desculpas para nos chamar de kafirs, peço que nos perguntem primeiro. Consulte-nos sobre nossas práticas. Sobre o raciocínio por trás de nossas crenças. Não alimente a violência com a ignorância. Dois recursos excelentes para aprender sobre o xiismo são www. al-islam .org e Ahlul Bayt TV no YouTube.

“..e não digas a quem te dá [uma saudação de] paz: “Você não é um crente,”…” (Alcorão, 4:94)

E Allah sabe melhor.