Adão no Islã

Adão (em árabe: آدم, romanizado: ʾĀdam), na teologia islâmica, acredita-se ter sido o primeiro ser humano na Terra e o primeiro profeta (em árabe: نبي, nabī) do Islã.

HISTÓRIARELIGIÃO

Mundo Islãmico

5/24/202415 min ler

Adão (em árabe: آدم, romanizadoʾĀdam), na teologia islâmica, acredita-se ter sido o primeiro ser humano na Terra e o primeiro profeta (árabe: نبي, nabī) do Islã[1] O papel de Adão como pai da raça humana é visto pelos muçulmanos com reverência. Os muçulmanos também se referem à sua esposa, Ḥawwāʾ (em árabe: حَوَّاء, Eva), como a "mãe da humanidade". [2] Os muçulmanos vêem Adão como o primeiro muçulmano, pois o Alcorão afirma que todos os profetas pregavam a mesma fé do Islã (em árabe: إسلام, Submissão a Deus). [3]

De acordo com a crença islâmica, Adão foi criado a partir do material da terra e trazido à vida por Deus. Deus colocou Adão em um jardim paradisíaco. Depois que Adão pecou comendo da árvore proibida (Árvore da Imortalidade), o paraíso foi recusado a ele, mas ele pode voltar se Adão se arrepender de seu pecado. Esta história é vista tanto como literal quanto como uma alegoria para o relacionamento humano com Deus. O Islã não adere necessariamente ao criacionismo da Terra jovem, e é comumente considerado que a vida na Terra é anterior a Adão.

História de Adão

O Alcorão e Hadith dão algum relato da criação e queda de Adão. Sintetizar o Alcorão com interpretações sunitas pode produzir o seguinte relato. Deus criou Adão, de acordo com o Alcorão, a partir de lama ou barro e soprou seu espírito (rūḥī) nele. Hadith acrescenta que ele foi nomeado Adão após o barro do qual ele foi feito, ou a pele (adim) da terra.

De acordo com o Alcorão, quando Deus informou aos anjos que iria colocar um sucessor na Terra, eles questionaram por que Deus escolheria um humano que causaria derramamento de sangue e danos. Deus então ensina a Adão "os nomes de todas as coisas" e reúne os anjos na frente de Adão para mostrar-lhes que os anjos sabem apenas "salvar o que nos ensinaste",[4] mas Adão poderia dizer todos os nomes. Deus ordena aos anjos que se prostrassem diante de Adão, onde todos entre eles obedeceram, exceto Iblis (Satanás), que afirmou: "Eu sou melhor do que ele. Tu me criaste de fogo, enquanto ele criaste de lama". [5] Sua desobediência ao mandamento de Deus, seguida de atribuir injustiça a Deus, fez com que ele caísse em desgraça de Deus:[6] "E eis que dissemos aos anjos: "Curvai-vos a Adão" e eles se curvaram. Não tão Iblis: recusou-se e foi altivo: foi/tornou-se daqueles que rejeitam a fé." (2:34)

Adão e sua esposa sem nome (a tradição a identifica com Ḥawwāʾ), no Jardim Éden. Nas tradições sunitas, baseadas em relatos bíblicos (Israʼiliyyat), diz-se que, quando Adão estava dormindo, Deus tirou uma costela dele e dela criou Eva. Embora a criação de Adão e Eva seja referida no Alcorão, o método exato da criação não é especificado. [7] Algumas fontes sunitas dizem que foi da costela de Adão, com base em relatos bíblicos (Israʼiliyyat).

Deus diz a Adão e Eva que eles são livres para desfrutar de seus frutos, exceto para não se aproximarem da "árvore da imortalidade", mas o diabo (shaiṭān) foi capaz de convencê-los a prová-la: "Ele disse: "O vosso Senhor proibiu-vos esta árvore apenas para vos impedir de vos tornardes anjos ou imortais". (7:21) Quando Deus envia Adão e sua esposa à terra, lá eles estão condenados a "viver e morrer", mas está disposto a perdoá-los. [8] Quando Adão foi expulso do Éden Jardim, Adão voltou-se para Deus e implorou por perdão. Portanto, não há uma doutrina do pecado original na teologia islâmica (Kalām) e o pecado de Adão não é carregado por todos os seus filhos. [9]

Nos Qiṣaṣ al-Anbiyāʾ (contos proféticos) Adão e Eva foram lançados muito distantes, de modo que tiveram que procurar um pelo outro e eventualmente se encontraram no Monte Arafat[7] Hadith diz que uma vez que Adão estava na terra, Deus (às vezes Gabriel a serviço de Deus) o ensinou a plantar sementes e assar pão. Este se tornaria o caminho de todos os filhos de Adão. [10] Adam passou a viver por cerca de 960 anos, embora este tenha sido um tópico de debate. [10] A humanidade teria aprendido tudo com Adão. Ele foi o primeiro a aprender a plantar, colher e assar, bem como o primeiro a ser informado sobre como se arrepender e como enterrar corretamente alguém. [7] Também é dito por alguns estudiosos que Deus também revelou as várias restrições alimentares e o alfabeto a Adão. [10] Ele foi feito o primeiro profeta e diz-se que ele foi ensinado 21 pergaminhos e foi capaz de escrevê-los ele mesmo. [10]

Significado teológico

Adão aparece como um arquétipo dos humanos e sua relação com Deus na teologia e filosofia muçulmanas. De acordo com hadiths, Adão foi criado à imagem de Deus e, de acordo com o Alcorão, foi "ensinado todos os nomes", estabelecendo assim a noção de Adão como um reflexo dos atributos divinos de Deus. Com isso, Adão não aparece apenas como um profeta ou um ser humano masculino, mas também encapsula a ideia de um arquétipo humano ideal. [11] Uma vez que Deus perdoou a transgressão de Adão, os seres humanos não são vistos como inerentemente pecadores ou necessitados de redenção. Em vez disso, Adão (ou humanidade) é visto como sendo criado a partir de um relacionamento com Deus através do aprendizado e desenvolvimento. [12]

Suhrawardi (c. 1145 – 1234) discute a natureza da alma humana como uma mistura entre Adão e HawwaAdão referindo-se aos atributos celestiais e Hawwa à paixão animalesca terrena. Através de uma mistura de ambos, a alma humana (nafs) é moldada e torna-se uma alma animal pessoal. Ele baseou sua antropologia em versos corânicos como "Aquele que vos criou [todos] a partir de uma entidade viva, e dela fez nascer sua companheira, para que o homem se inclinasse [com amor] para a mulher" (7:189).

De acordo com Tafsir al-Baydawi (m.1319), Adão poderia representar um padrão original para toda a existência espiritual e corpórea ou servir como uma maneira para os anjos obterem suas perfeições alocadas submetendo-se ao mandamento de Deus de prostrar-se diante dele. [13]: 508 Ibn Arabi explica que somente Adão pode compreender todos os nomes de Deus, referindo-se assim ao Adão celestial aperfeiçoado como um reflexo dos nomes de Deus. [14] Quando Iblis falhou em se submeter ao mandamento de Deus, ele atribuiu injustiça à realidade (al-Haqq). [6]

Ismael

Os estudiosos muçulmanos podem ser divididos em dois grupos em relação à impecabilidade de Adão ('iṣmah): Um argumenta que Adão só se tornou profeta depois que foi expulso do paraíso. Eles aderem à doutrina de que 'iṣmah só se aplica aos profetas depois que eles foram enviados para uma missão. Mas como não havia população para quem Adão pudesse ter sido enviado, ele não poderia ter sido um profeta e, portanto, 'iṣmah não se aplicou até que ele deixasse o paraíso. [15] Esses argumentos são, no entanto, rejeitados por aqueles que argumentam que a profecia não começa com a pregação da palavra de Deus e, portanto, 'iṣmah começa antes da missão profética. De acordo com o segundo ponto de vista, Adão foi predestinado por Deus a comer da árvore proibida porque Deus planejou colocar Adão e sua descendência na terra desde o início e, assim, instalou a queda de Adão. [15]: 194 Com isso Adão não teria verdadeiramente desobedecido, mas agido de acordo com a vontade de Deus para sua melhor capacidade. Por essa razão, muitos exegetas muçulmanos não consideram a expulsão de Adão e Eva do paraíso como punição por desobediência ou resultado de livre arbítrio abusado de sua parte,[16]: 171 mas como parte da sabedoria de Deus (ḥikma) e plano para que a humanidade experimente toda a gama de seus atributos, seu amor, perdão e poder para sua criação. [16] Por sua antiga morada no paraíso, eles podem esperar o retorno durante sua vida.

Alguns estudiosos muçulmanos vêem Adão como uma imagem para seus descendentes: os humanos pecam, tomam consciência disso, arrependem-se (Tawba) e encontram o caminho de volta para Deus. Adão encarna a humanidade e sua queda mostra aos humanos como agir quando pecam. [15]: 194 Ao contrário de Iblis (Satanás), Adão pediu perdão por sua transgressão. [17]

Adão e os anjos

A história de anjos prostrados antes de Adão deu origem a vários debates sobre se os humanos ou anjos estão mais altos. Anjos se curvando diante de Adão é mencionado como evidência da superioridade humana sobre os anjos. Outros sustentam que a prostração não implica tal coisa, mas foi apenas um mandamento ou teste para os anjos. [18] Uma posição, especialmente encontrada entre os Mu'tazilitas e alguns Asharites, sustenta que os anjos são superiores devido à sua falta de impulsos e desejos. [19] O maturidismo geralmente não acha que nenhuma dessas criaturas é superior à outra, e que a obediência dos anjos e profetas deriva de suas virtudes e percepções para a ação de Deus, mas não como sua pureza original. [20]

Na versão corânica da queda de Adão, Satanás os tentou com a promessa de se tornarem anjos imortais. Al-Qushayri comenta em 7:20, que a queda de Adão é por seu desejo de ser como um anjo, enquanto a queda dos anjos é porque quando eles desejavam ser como humanos. Adão desejava um estado angelical sem paixão e evitando o destino da morte, enquanto Harut e Marut desejavam a liberdade de escolha e se alegrar com a extravagância. [21]

A vida antes de Adão

É evidente pelo Alcorão que Adão foi o pai da humanidade contemporânea,[15]:21 mas se havia vida senciente antes dele é debatido. De acordo com algumas visões, Deus criou um Adão trinta vezes, a cada 1000 anos. Após a queda de cada humanidade, Deus deixou o mundo desabitado por 50.000 anos, depois 50.000 habitados e, em seguida, um novo Adão foi criado. [15]: 195 A maioria dos estudiosos, no entanto, rejeita essa opinião, mas concorda que o jinn e os animais já viveram na Terra antes. De acordo com o Majallat Al Azhar, em nenhum lugar dos textos islâmicos está prescrito quanto tempo os humanos existiram e todo muçulmano é livre para pensar que é certo, e que a noção de uma terra jovem deriva de relatos bíblicos (Israʼiliyyat). [15]: 196

A criação do corpo de Adão

O material de Ḥadīth, incorporado tanto no tafsīr quanto no qaṣaṣ ul-anbiyāʾ, oferece descrições detalhadas sobre a criação do corpo de Adão. Embora variem em detalhes, os seguintes componentes são essenciais:[22]

  1. Deus ordena que os anjos coletem pó da terra para criar Adão.

  2. A poeira é retirada de vários lugares, influenciando os descendentes de Adão.

  3. Significado mitológico por trás do nome do primeiro ser humano

  4. Adão fica imóvel por quarenta anos e Adão tenta se levantar às pressas, incapaz de fazê-lo.

  5. Adão espirra e diz al-hamdu li-allah.

Alguns componentes aparecem tanto nas tradições judaicas quanto nas islâmicas. A ideia de que Deus ordena que os anjos coletem pó da terra é exclusiva do Islã. Ele só é adaptado no midrash posterior Crônicas de Jerahmeel[22] O Islã geralmente tem Azrael sendo bem-sucedido, tomando a terra apesar das súplicas da Terra para não fazê-lo. Por sua impiedade resistente, ele ganha sua posição como o anjo da morte. Isso mostra ainda mais que vida e morte estão interligadas. [22] Apenas em uma breve referência de Tabari, é Iblis, não Azrael que recolhe poeira da terra, levando à sua alegação de ser superior. [22]

Fontes judaicas e muçulmanas concordam que o pó para a criação do corpo de Adão foi tirado de todo o mundo, e muitas vezes de um lugar sagrado específico. No entanto, eles diferem em relação à identidade dos lugares sagrados e ao significado da coleta de poeira do mundo. [22] Enquanto a tradição judaica identifica lugares sagrados de Israel ou o altar do Templo, fontes muçulmanas identificam o lugar com Meca ou a Ka'ba[22] De acordo com a interpretação muçulmana, a poeira coletada de toda a Terra explica as diferenças entre a humanidade, como a cor da pele, mas insiste que a humanidade como um todo está unida na ancestralidade de Adão. [22]

Criação da alma de Adão

Embora Adão seja considerado o primeiro ser humano, ele não é necessariamente descrito como o primeiro profeta ou primeira pessoa espiritualmente. As tradições islâmicas reconhecem que, antes de Adão ser feito, o espírito de Maomé, também conhecido como Luz Maometana, já havia sido criado. Discute-se se isso se refere à predestinação de Maomé de nascer como profeta algum dia, ou à sua essência real. [23]

Ibn Sa'd atribuiu a Qatada ibn Di'ama para citar Maomé: "Eu fui o primeiro humano na criação e sou o último na ressurreição". [24]

De acordo com uma tradição xiita, depois que os anjos se prostraram diante de Adão, Deus ordenou que Adão olhasse para o Trono de Deus. Então ele viu o corpo radiante de Maomé e sua família[25]

Essa tradição também entrou no discurso ortodoxo sunita através de hadiths como narrado por Al-Tirmidhi, quando Maomé foi perguntado então que sua profecia começou, ele teria respondido: "Quando Adão estava entre o espírito e o corpo". [26]

Por esta razão, embora Adão desempenhe o papel do primeiro humano físico, ele ainda é precedido pela essência de Maomé. Embora a noção do Maomé pré-existente tenha alguma semelhança com a doutrina cristã da preexistência de Cristo, Maomé é considerado humano em essência, não uma segunda pessoa dentro de Deus. [27]

Genealogia de Adão

Diz-se que Eva passou por 120 gestações com Adão e cada uma delas consistia em um conjunto de gêmeos: um menino e uma menina. [10] Em algumas outras tradições, seu primeiro filho foi uma menina, nascida sozinha, chamada ʿAnāq[28] De acordo com várias fontes, Deus tomou toda a descendência de Adão de suas costas enquanto eles ainda estavam no céu. Ele perguntou a cada um deles "Eu não sou o teu senhor?", conforme lido no versículo 7:172 e todos responderam que sim. [10] Por esta razão, acredita-se que todos os seres humanos nascem com um conhecimento inato de Deus. Os filhos mais famosos de Adão são Caim e Abel. Ambos os irmãos foram convidados a oferecer sacrifícios individuais a Deus. Deus aceitou o sacrifício de Abel por causa da justiça de Abel e Caim, por ciúmes, jogou uma pedra em Abel, levando ao primeiro assassinato da história da humanidade: o assassinato de Abel por Caim. [10] Enquanto Adão entristecia seu filho, ele pregava a seus outros filhos sobre Deus e fé Nele. [29] Quando a morte de Adão se aproximou, ele nomeou seu filho Seth como seu sucessor. [29]

Ibn Jarir at-Tabari relatou que Hawwa' deu à luz Adão cento e vinte conjuntos de gêmeos. O primeiro deles foi Qabil e sua irmã gêmea Qalima, e o último deles foi 'Abd al-Mughith e sua irmã gêmea Amat al-Mughith. Ibn Ishaq foi citado como dizendo que todos os filhos que Hawwa' deu à luz Adão eram quarenta filhos, homens e mulheres, de vinte gestações gemelares. E ele disse: os nomes de alguns deles chegaram até nós, e os nomes de outros não." [30]

O estudioso islâmico Sayyid Mumtaz Ali, ao comentar se Adão foi o primeiro ou Eva, diz que "o fato de Adão ter sido criado primeiro não é nada além de infantil. Para começar, somos tentados a afirmar que é assim porque não era aceitável para Deus que uma mulher ficasse sem um companheiro por um segundo sequer. Portanto, é por causa dela que ele criou Adão primeiro. Mas, de fato, a crença de que Adão foi criado primeiro e depois veio Eva faz parte da fé cristã e judaica. Isso não faz parte do credo islâmico. Não há menção no Alcorão sobre quem foi criado primeiro, Adão ou Eva." [31]

Anotações

  1. ^ Lalljee, compilado por Yousuf N. (1981). Conheça o seu Islã (3ª ed.). Nova Iorque: Taknike Tarsile Quran. pág. 71. ISBN 978-0-940368-02-6.[ligação inativa permanente]

  2. ^ Dicionário Histórico dos Profetas no Islã e no Judaísmo, Wheeler, Adão e Eva

  3. ^ Enciclopédia concisa do Islã, C. Glasse, Aadam = Adão = Homem = Humanidade = Humanos primitivos. Sua esposa = Mulher = Alegoricamente, mulheres primitivas. Udma = Capacidade de viver juntos como uma comunidade. Aadam de Udma, portanto, indica a humanidade. A palavra "Eva" ou "Hawwa" não é mencionada no Alcorão. Ela é descrita com dignidade como Mer'a-til-Aadam = Esposa de Adão = Sra. Adam.

  4. ^ Alcorão 2:30

  5. ^ [Alcorão 7:12 (Traduzido por Pickthall)]

  6. Pule para:um b Sharpe, Elizabeth Marie (1992). No reino do fogo sem fumaça: (Alcorão 55:14): Uma tradução crítica do artigo de al-Damiri sobre o jinn de "Hayat al-Hayawan al-Kubra" (dissertação de mestrado). Universidade do Arizona. HDL10150/291386.

  7. Pule para:um b c Wheeler, Brannon M. (2001). Introdução ao Alcorão: histórias dos profetas. Nova Iorque: Continuum. versão impressa ISBN 0-8264-4957-3.

  8. ^ Stieglecker, H. (1962). As Doutrinas do Islã. Alemanha: F. Schöningh.

  9. ^ Phipps, William (1996). Maomé e Jesus. Nova Iorque: The Continuum Publishing Company. pp. 122-3. versão impressa ISBN 0-8264-0914-8.

  10. Pule para:um b c d e f g al-Tabari (1989). A História de al-Tabari. Nova Iorque: State University of New York Press. pág. 259. versão impressa ISBN 0-88706-562-7.

  11. ^ A Sharia: História, Ética e Direito. Londres: Bloomsbury Publishing. 2018. pág. 91. ISBN 978-1-78831-316-2.

  12. ^ Khodayarifard, Maomé; (2016). "Psicologia positiva a partir da perspectiva islâmica". Revista Internacional de Ciências do Comportamento10 (1): 29–34.

  13. ^ ʿAbd Allah ibn ʿUmar al-Baydawi (2016). As luzes da revelação e os segredos da interpretação. Tradução de Haddad, Gibril Fouad. Beacon Livros e Media Limited. ISBN 978-0-992-63357-8.

  14. ^ Dobie, R. J. (2010). Logos e Revelação: Ibn 'Arabi, Meister Eckhart e Hermenêutica Mística. Imprensa da Universidade Católica da América. versão impressa ISBN 978-0-8132-1677-5.

  15. Pule para:um b c d e f : 194 Stieglecker, H. (1962). As Doutrinas do Islã. Alemanha: F. Schöningh. p. 194 (alemão)

  16. Pule para:um b Lange, Christian (2016). O Paraíso e o Inferno nas Tradições Islâmicas. Cambridge Reino Unido: Cambridge University Press. versão impressa ISBN 978-0-521-50637-3.

  17. ^ Narrativa corânica e hermenêutica sufista: as interpretações de Rūmī do caráter do faraó. Universidade Estadual de Nova York em Stony Brook, 2009.

  18. ^ Chipman, Leigh (2002). "Adão e os Anjos: Um exame de elementos míticos em fontes islâmicas". Arábica49 (4): 429–455. DOI:10.1163/15700580260375407.

  19. ^ Houtsma, M. Th. (1993). Primeira Enciclopédia do Islã de E.J. Brill, 1913-1936. 5º, vol. Rodovalho. pág. 191. versão impressa ISBN 978-9-004-09791-9.

  20. ^ Rudolph, Ulrich (1997). Al-Māturīdī und Die Sunnitische Theologie em Samarcanda (em alemão). Rodovalho. pp. 54-56. ISBN 90-04-10023-7.

  21. ^ Gallorini, Louise (2021). A Função Simbólica dos Anjos no Alcorão e na Literatura Sufi (tese de doutorado). Universidade Americana de Beirute. HDL:10938/22446.

  22. Pule para:um b c d e f g Chipman, Leigh NB. "Aspectos Míticos do Processo de Criação de Adão no Judaísmo e no Islamismo". Studia Islamica (2001): 5-25.

  23. ^ Rubin, U., "Nūr Muḥammadī", in: Encyclopaedia of Islam, Segunda Edição, Editado por: P. Bearman, Th. Bianquis, C.E. Bosworth, E. van Donzel, W.P. Heinrichs. Consultado online o dia 04 de dezembro de 2023 doi:10.1163/1573-3912_islam_SIM_5985 Primeira publicação online: 2012 Primeira edição impressa: ISBN 9789004161214, 1960-2007

  24. ^ Goldziher, Ignaz (1909). "Elementos Neoplatônicos e Gnósticos no Ḥadῑṯ". Zeitschrift für Assyriologie (em alemão). 22 (2): 317–344. DOI:10.1515/zava.1909.22.2.317S2CID 162392112.

  25. ^ Kister, M. J. (1988). "Adão: Um Estudo de Algumas Lendas na Literatura Tafsir e Hadit". Abordagens à História da Interpretação do Alcorão. Imprensa da Universidade de Oxford, pág. 129. versão impressa ISBN 0-19-826546-8.

  26. ^ Katz, Marion Holmes (2007). O Nascimento do Profeta Maomé: Piedade Devocional no Islã Sunita. Routledge. pág. 13. ISBN 978-1-135-98394-9.

  27. ^ Landau, Rom (2013). A Filosofia de Ibn 'Arabi. Routledge. versão impressa ISBN 978-1-135-02969-2.

  28. ^ Tottoli, Roberto (2009). "ʿAnāq". Em Frota, Kate; (orgs.). Enciclopédia do Islã (Terceira ed.). DOI:10.1163/1573-3912_ei3_COM_22679.

  29. Pule para:um b Kathir, Al-Imam ibn (2013). Histórias dos Profetas. Fortaleza iPublicações. ISBN 978-1-4848-4091-7.

  30. ^ Al-Tabari, Maomé. Tarikh em Tabari: Tarikh al-Umam wa'l-Muluk. pág. 1/98.

  31. ^ Deobandi, Sayyid Mumtaz Ali (1898). "O Mito da Supremacia". Huquq-e-Niswan (em Urdu) (1898 ed.). Lahore: Editora Rifah-e-Aam, pp. 21-22. Consultado em 22 de agosto de 2020. Adaptado da tradução de Javed Anand para a peça