Doenças da Alma: Raiva

ma pessoa dada à raiva se comporta de forma irracional como um lunático sem considerar racionalmente o resultado de suas ações. Ele comete atos feios e indecentes e sua língua, membros e corpo saem de seu controle.

RELIGIÃOATUALIDADE

Centro Cultural Imam Hussein

6/27/20245 min ler

mans face with white scarf
mans face with white scarf

• Uma pessoa dada à raiva se comporta de forma irracional como um lunático sem considerar racionalmente o resultado de suas ações. Ele comete atos feios e indecentes e sua língua, membros e corpo saem de seu controle.

A raiva pode levar alguém a usar linguagem abusiva contra os profetas de Deus e Sua awliya". Pode levar alguém a profanar santidades e proferir calúnias sobre pessoas veneráveis, assassinar uma alma piedosa ou inocente, destruir a vida de criaturas de Deus, destruir uma família ou revelar os segredos de outros rasgando os véus que os cobrem. Não há limite para atos tão cruéis e opressivos que uma pessoa pode cometer no momento da eclosão do fogo de raiva que consome fé e que pode destruir muitos lares, na verdade uma sociedade inteira.

• Quanto aos riscos morais, a raiva pode causar malícia contra as criaturas de Deus, levando às vezes até mesmo à inimizade não só dos profetas e awliya, mas também da Santa Essência de Deus, o Nutridor. Também pode dar origem a outros vícios, como a inveja, a inimizade oculta e a vingança descontrolada e injusta.

• A semelhança da ira neste mundo é o fogo da Ira Divina no além. Da mesma forma que a raiva emana do coração, talvez a realidade espiritual dessa raiva seja o fogo da Ira Divina que também emana das profundezas internas do coração e se espalha pelo ser externo, e cujas chamas atormentadoras emergem de órgãos externos, como os olhos, os ouvidos e a língua.

• A raiva que se torna parte permanente da própria natureza, é mais catastrófica. Amortece o coração, torna-o impiedoso e afeta a faculdade da sabedoria. A forma que tal estado adquirirá no barzaque e no Dia da Ressurreição será uma forma bestial que não tem correspondência neste mundo; pois a brutalidade da pessoa neste estado não pode ser comparada com nenhuma das feras ferozes.

• É relatado pelo Imam al-Baqir (a): "Está registrado na Torá a respeito da qual Deus Todo-Poderoso confidenciou a Moisés (a), dizendo: "Ó Moisés, controle a tua ira contra aqueles sobre os quais te dei autoridade, para que eu te poupe da Minha Ira". [Al-Kulayni, al-Kafi, vol. 2, p. 302, hadith # 7]

• O imã Ali (a) disse: "Proteja-se da raiva, pois seu início é insanidade e seu fim é remorso". [Al-Amidi, Gharar ul-Hikam wa darar ul-Kalim, hadith # 2635]

O atributo de controlar a raiva

• O comportamento de uma pessoa corajosa é baseado na sabedoria e serenidade da alma. Ele se irrita na ocasião apropriada e é paciente e contido. Sua raiva é na medida adequada e se ele se vinga, é com razão e discrição. Ele sabe bem a quem deve perdoar e o que ignorar e ignorar.

• A ira de um verdadeiro crente é pelo amor de Deus. No estado de raiva, ele tem em mente seus deveres, direitos das criaturas e nunca oprime ninguém. Ele não faz uso de linguagem indecente nem age de forma indiscreta. Todos os seus atos são baseados em considerações racionais e estão de acordo com as normas de justiça e leis divinas. Ele sempre age de uma forma que não se arrependerá de suas ações mais tarde.

• O imã Ali (a) disse: "A pessoa mais poderosa é aquela que é vitoriosa sobre sua raiva com sua tolerância". [Al-Rayshahri, Mizan al-Hikmah, hadith # 15027]

• O imã Ja'far al-Sadiq (a) disse: "Aquele que retreinar sua raiva (em relação a alguém), Deus cobrirá seus segredos". [Al-Majlisi, Bihar al-Anwar vol. 73, p. 264 hadith # 11]

Quando a raiva é provocada

Um dos remédios práticos da raiva quando ela é provocada é contê-la e acalmá-la na fase anterior, quando o intelecto ainda está no controle.

• O Imam al-Baqir (a) disse: "Quem estiver zangado com alguém, deixe-o sentar-se imediatamente se estiver de pé; pois, de fato, fazê-lo repelirá dele a impureza de Satanás. E quem se irrita com seu familiar deixa que se aproxime e (suavemente) o toque, pois o sentimento de filiação familiar, quando estimulado pelo toque, induz à calma". [Al-Kulayni, al-Kafi, vol. 2, p 302, hadith # 2]

• O Imam Ali (a) disse: "Quando uma pessoa fica com raiva, se ela está de pé, ela deve imediatamente deitar-se (sentar-se) na terra por um tempo, pois isso remove a sujeira de Satanás dele naquele momento." [Al-Rayshahri, Mizan al-Hikmah, hadith # 15059]

Conselhos para curar a raiva

• Uma pessoa com o hábito de muitas vezes ficar com raiva deve saber que a raiva é a faculdade que é concedida por Deus Todo-Poderoso para o bem da preservação, continuidade e sobrevivência da espécie humana e para a disciplina e ordem do sistema familiar, proteção dos direitos humanos e salvaguarda das leis Divinas. Se ele agir de forma contrária a esse propósito divino e fizer uso do poder da ira contra o desígnio de Deus, será uma quebra de confiança que merece severa punição Dele. Que ato de ignorância e injustiça é não viver à altura da confiança Divina e incorrer em Sua Ira! Ele deve, portanto, pensar seriamente sobre os vícios morais e as ações viciosas que são o resultado da ira, e tentar remover seus efeitos malignos, cada um dos quais é capaz de afligir uma pessoa até a eternidade, causando muitos problemas neste mundo, bem como punição no Além.

• Entre os remédios fundamentais da raiva está livrar-se dos fatores responsáveis por sua provocação. Esses fatores incluem o amor próprio, que por sua vez causa amor à riqueza, glória e honra, e o desejo de impor a própria vontade e expandir o domínio do poder sobre as criaturas de Deus. Estes excitam inerentemente o fogo da raiva, pois o indivíduo apaixonado por eles tende a tê-los em alta consideração. Quando alguém ama essas coisas, ele fica animado e irritado se qualquer um de seus objetivos aspirados não for alcançado. Outro fator que às vezes desperta raiva é que ela é imaginada como mérito e confundida com bravura devido à ignorância. A raiva é, portanto, o produto da fraqueza espiritual, da insuficiência da fé, da imoderação do caráter e da alma.

• Uma pessoa sábia pensa cuidadosamente nas consequências maléficas da raiva e nos benefícios da contenção, cabendo assim a si mesmo apagar esse fogo de seu coração com todos os esforços possíveis. Ele limpa de seu coração o amor pela riqueza, honra e afins que provocam sua raiva. Se ele resolve agir contra seu eu interior e seus desejos mundanos, com a ajuda e bênçãos de Deus, seu apego se torna menos intenso e ele dá menos importância a eles. Sua calma interior e contentamento, causados pela renúncia ao amor à riqueza, à honra e afins, não permitirão que seu eu aja injustamente. Gradualmente, ele não perderá o controle da autocontenção nos momentos em que a raiva é provocada em seu coração. Finalmente, ele alcançará o controle total sobre sua raiva. [Adaptado de Al-Khumayni, Forty Hadith, capítulo 7, 'Ghadhab']

Conclusão

• O imã Ja'far al-Sadiq (a) disse: "Um mu'min (crente) é a pessoa que, quando irritada, sua raiva não o afasta do que é verdadeiro..." [Al-Kulayni, al-Kafi, vol. 2, p. 186, hadith # 11]