O Alcorão diz que não devemos tomar os cristãos ou os judeus como amigos?

"Ó vocês que têm fé! Não tome os judeus e os cristãos como aliados: eles são aliados um do outro. Qualquer um de vocês que se alie a eles é de fato um deles. Na verdade, Allah não guia o lote de injustiça. "(5:51)

Seyed Ali Shobayri

10/12/20234 min ler

a couple of men in uniform
a couple of men in uniform

"Ó vocês que têm fé! Não tome os judeus e os cristãos como aliados: eles são aliados um do outro. Qualquer um de vocês que se alie a eles é de fato um deles. Na verdade, Allah não guia o lote de injustiça. "(5:51)

O versículo sobre o qual você perguntou é freqüentemente usado por alguns apoiadores do anti-Islã para retratar o Islã como uma religião odiosa e intolerante que vai contra a coexistência pacífica.

Eles usam o versículo para dizer que um muçulmano não pode ser amigo de não muçulmanos. É correto que algumas traduções traduziram a palavra 'Awliya' - o plural de wali '- como' amigos ', mas a palavra wali ou awliyah pode ter vários significados dependendo do contexto.

Em primeiro lugar, no Islã, como sabemos, o casamento é permitido com as pessoas do livro. Portanto, não faria sentido para Allah nos ordenar que não sejamos amigos das pessoas do livro e, ao mesmo tempo, permitamos o casamento com elas. É possível que alguém tenha uma esposa cristã ou judia, mas não seja sua amiga ?!

Em segundo lugar, quando lemos a história, descobrimos que o profeta Muhammad (saas) teve interações pacíficas com o povo do livro, bem como amizade.

Extraído de um Hadith mais longo em Kitāb Al-Tawhīd por Sheikh Saduq, encontramos o seguinte: كان لرسول الله صديقان يهوديان

“O Mensageiro de Allah tinha dois amigos judeus”


Isso nos mostra que, de acordo com nossos livros, o profeta de fato tinha amizade com as pessoas do livro. Ao combinar este hadith com o versículo, perceberíamos que a palavra 'wali' deve ter um significado diferente de amigo.

Quando examinamos alguns livros de história, descobrimos que, de acordo com alguns relatos, este versículo foi revelado durante um incidente relatando judeus que haviam violado um pacto com o profeta.

Por favor, leia a passagem abaixo:

“É relatado que o Mensageiro de Allah os sitiou por seis dias até que finalmente se renderam a ele. `Abdullah ibn Ubayy veio até ele e intercedeu em seu nome, dizendo:“ Ó Apóstolo de Allah, estes são meus aliados e clientes que me defenderam contra o preto e o vermelho (isto é, contra todos os tipos de pessoas). Eles eram trezentos soldados armados e quatrocentos sem armadura. Você poderia cortá-los todos em uma manhã? Por Alá, não consigo encontrar segurança; em vez disso, temo as viradas da sorte! ” O povo de Banu Qaynuqa` era aliado apenas da tribo Khazraj, e não dos Aws. `Abdullah ibn Ubayy persistiu em suas súplicas até que o Profeta cedeu e concedeu-lhe o sangue deles. Mas vendo a humilhação que haviam sofrido, o povo de Banu Qaynuqa` deixou Medina completamente e se estabeleceu em Adhri'at na Síria. Ó vocês que têm fé, não tomem os judeus ou os cristãos como patronos. . . (Alcorão 5: 51-52). ”

Fonte: Faróis de Luz: Muhammad, o Profeta e Fatimah az-Zahra '(o Radiante) uma tradução parcial de I'lamu' l Wara bi Alami 'l-Huda de Abu Ali al Fadl ibn al Hasan ibn al Fadl em Tabarsi ( c. 468/1076 - 548/1154 ).

Assim, vemos que desta fonte, um hipócrita dentre os companheiros, tentou interceder pelos judeus de Banu Qaynuqa que quebraram o tratado de paz com o profeta que foi uma traição. O Profeta permitiu que essa tribo judia residisse em Medina com a condição de não ajudar os inimigos contra os muçulmanos; apesar disso, eles ainda quebraram o acordo.

Desta fonte, mostra que Allah revelou este versículo para repreender o hipócrita Abdullah bin Ubay, que tomou essas pessoas como seus aliados e seus guardiões protetores. Ele confiava neles e tinha um tipo de apego por eles em relação ao profeta e aos muçulmanos.


Isso nos leva a entender que se tomarmos o versículo como significando amigos, isso indicaria aqueles deles com quem os muçulmanos têm conflitos, e não pessoas normais de Ahlul kitab.

No entanto, a partir do contexto do relato histórico, parece que a tradução correta poderia ser a seguinte:

"Ó vocês que têm fé, não tomem os judeus ou os cristãos como patronos ou tutores protetores. . ." (Alcorão 5: 51-52)

Também pode ser possível para um muçulmano ser proibido de amizade com alguns outros muçulmanos. Por exemplo, se eles o desviarem ou para um caminho imoral, ele não deve ser amigo deles, apesar de serem muçulmanos. Portanto, isso não é discriminatório e restrito apenas às pessoas do livro.

Se um muçulmano tivesse um amigo cristão, por exemplo, com quem ele pudesse estudar ou praticar esportes, etc., isso seria permitido, desde que essa pessoa não o conduzisse por um caminho imoral ou desviado. Quantas vezes nos encontramos em torno de cristãos que possuíam melhores traços morais do que os muçulmanos, embora estivessem em Batil?

Também para mencionar, é melhor para alguém ter mu'minin como amigo, pois isso os levará a se tornarem mais fortes em iman e os impedirá de coisas haram.

Deve-se notar que o livro acima, também contém relatos de Seerah não-xiitas relatados do profeta. Isso se deve ao fato de os xiitas perderem muitos livros ao tê-los queimados pelos inimigos, então a opinião acima é uma exegese possível para o versículo e não 100% definitiva. Allah swt sabe o que é melhor e a explicação completa do Alcorão estará conosco quando o Imam Mahdi (que Allah apresse seu reaparecimento) retornar.

O que sabemos com certeza é que não significaria amigos no sentido absoluto, já que o Profeta tinha dois amigos judeus, conforme relatado em nossas fontes. Como sabemos, o Profeta Muhammad (saas) é, sem dúvida, nosso modelo que tentamos imitar. Se ele mostrou amizade e bondade para com os não-muçulmanos, também podemos tomar este exemplo.

Que Allah lhe conceda sucesso

Fonte: Seyed Ali Shobayri é de ascendência iraniana e escocesa que encontrou o caminho do Ahlul Bayt (a) por sua própria pesquisa. Ele é bacharel em Estudos Islâmicos pela Middlesex University